Setembro verde - Mês da luta pela inclusão

Desde 1982 o dia 21 de setembro é considerado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, e desde 2015, a Federação das APAES do Estado de  São Paulo – FEAPAES-SP, instituiu o Setembro Verde, que tem como objetivo torná-lo o mês de referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência, promovendo ações durante todo o mês em prol da causa, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a questão da inclusão social, afim de torná-la acessível e acolhedora.

Setembro verde  Mês da luta pela inclusão

Neste mesmo ano, em julho 2015, foi criada a LBI, Lei Brasileira da Inclusão – 13146/15, que estabelece normas de amparo e suporte a pessoa com deficiência, porém ainda não vemos refletida na sociedade o seu cumprimento como deveria.

A pessoa com deficiência ainda encontra dificuldades de acesso a direitos básicos como: saúde, educação, habitação e trabalho. A sociedade ainda enxerga a deficiência como algo que incapacita o indivíduo. (Visão Capacitista – Saiba o que é capacitismo).

Por isso a importância da data e de toda a celebração que acontece durante este mês, para dar visibilidade ao movimento de luta da pessoa com deficiência por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Comente sobre

Postagem Anterior Próxima Postagem