02 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

– Por que esta data é importante?

02 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo



Quem é autista, familiar de autista, ou lida com autista conhece muito bem essa data.
Mas você sabe porque ela é importante para a comunidade envolvida com autismo?

Essa data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização do autismo, com a finalidade de difundir informações sobre o TEA para a população, e assim reduzir a discriminação e o preconceito que os autistas e familiares de autistas sofrem.

– Mas você sabe o que é autismo?

No post: O que é autismo? Eu explico o que é autismo, com as características e graus.
Mas basicamente autismo é uma condição neurológica de ordem genética que compõe a neurodiversidade humana, e se caracteriza como uma forma diferente do cérebro ao processar informações, interferindo na maneira como o indivíduo interage com o ambiente, afetando a comunicação, a interação social e o comportamento, que pode ser restrito e repetitivo.

– Por que é importante a conscientização?

Segundo o dicionário conscientização significa: ato de conscientizar, ou de tornar consciente, de fazer que alguém saiba algo ou de passar a conhecer alguma coisa.
Ou seja, conscientizar nada mais é do que informar, levar ao conhecimento das pessoas a importância de algo, esclarecer.
Em muitas situações acredito que o preconceito acontece pela falta de informação, ou informação errada. Digo sempre que a melhor forma de combater o preconceito é através da informação e conhecimento.
No Brasil e no mundo este dia é “celebrado” com palestras, seminários, rodas de conversa, caminhadas, eventos sobre autismo, e cada vez mais com a presença não só de profissionais especializados em autismo, mas de autistas se empoderando e assumindo o seu lugar de fala.

– Aceitação

Uma coisa muito importante que os autistas têm falado e reforçado é a importância não só da conscientização, mas também da aceitação, pois é através da aceitação que acontece o respeito e acolhimento daquele que é autista e quer o reconhecimento do seu espaço e papel na sociedade.

Por tanto só a conscientização não é o suficiente, aceitação também é muito importante.
No vídeo abaixo eu falo, juntamente com meu filho, sobre este dia.





Comente sobre

Postagem Anterior Próxima Postagem